Cuidando do Cuidador

Ser cuidador é algo bastante gratificante no sentido de poder ajudar o outro, para muitas pessoas significa trabalho, aumento de renda familiar, ocupação digna entre outros. Mas o cuidador precisa estar atento a alguns riscos como o estresse e o desgaste emocional. O estresse pode afetar a vida do próprio cuidador e até mesmo seu trabalho.

Cuidar de alguém em casa é algo bastante satisfatório, humano, mas pode tornar-se complexo. Muitas vezes o idosos a ser cuidado vai manifestando alterações de comportamento, maiores comprometimentos de saúde e isto aumenta a sobrecarga de trabalho ao cuidador fazendo com que se sinta responsável por dar conta da tarefa e do idoso que cuida.

É preciso investir na autoestima, autocuidado. Viver sua vida pessoal: tirar um tempo para si mesmo, para realizar algo que goste bastante como: ouvir música, fazer caminhadas, viajar, ler, dançar, cultivar uma espiritualidade, entre outros. É muito importante que o cuidador tenha também seu grupo de amigos, tenha com quem partilhar suas alegrias e dificuldades, busque apoio profissional, se achar necessário. Saiba separar sua ocupação de sua vida pessoal e escolha bons programas de diversão e entretenimento.

O cuidador precisa procurar outros grupos de cuidadores, também se preparar através de cursos e atualizações.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ALZHEIMER